17 julho, 2013

Do Jornalismo Engraçadinho…



À boleia desta capa do JN (hoje, 17.07.2013), revisitamos a forma como algumas redacções interpretam o seu papel, nomeadamente, a sua missão de informar os cidadãos.

Este tipo de “gracinha” – que configura a utilização de meios de comunicação social para ridicularizar e diminuir, algumas personalidades - não mereceria uma tomada de posição por parte do sindicato dos jornalistas? 

Na próxima vez que virem jornalistas e comentadores, mostrarem-se muito preocupados com a “imagem das instituições”, com a “imagem dos políticos” perante os cidadãos. Quando estiverem a proferir aqueles comentários (muito lúcidos) sobre os perigos que a generalização numa sociedade dessa percepção, pode representar para os regimes democráticos, seria bom que pensassem também qual o papel dos agentes mediáticos – o seu próprio papel - no processo …

Depois, também seria interessante perceber, porque só figuras ligadas a governos de "Direita" (Álvaro S. Pereira, A. Cristas, M.L. Abuquerque, Santana Lopes, o próprio Cavaco Silva) ou, então, personalidades que assumam posições públicas distintas da "cartilha da esquerda" (I. Jonet, Soares dos Santos, F. Ulrich, etc….), são sujeitas a este tratamento, enquanto outras (Soares, A. Costa, Arménio Carlos, etc.), podem dizer as maiores barbaridades, que nunca as redacções e o jornalismo militante, deixarão de os tratar com aquele “respeitinho” e a deferência, que as crianças na catequese devem ao seu catequista.